A primeira edição da Expo Collections Brasília foi um Sucesso

A expo Collections Brasília teve a sua primeira edição em 2022 e reuniu fotos e peças do Spring Collections, que foi realizado em 2021 e ocupou 10 pontos turísticos da capital, em desfiles que reuniu 10 marcas brasilienses. As fotografias de Sartory e Talitha Antunes deram vida à exposição, juntamente com os looks do Projeto Artesania Brasília, sob a curadoria de Fernando Lackman.

A exposição itinerante teve sua abertura em Brasília, no Espaço Cultural Renato Russo. Um coquetel com 200 convidados foi uma verdadeira festa pra celebrar a Arte e a Moda do Distrito Federal. A mostra ficou aberta ao público do dia 07 a 14 de junho em Brasília, onde muitas pessoas puderam apreciar a capital transformada em passarela.

No dia 20 de junho, a Expo Collections chegou à Taguatinga, democratizando a cultura e levando a moda até a cidade satélite que une todo o Distrito Federal. Estudantes e público em geral, que visitaram o Senai Taguatinga, dos dias 20 a 28 de junho, puderam admirar a exposição.

No dia 04 de julho, o gama foi quem recebeu a mostra e foi o lugar com mais adesão na oficina de Moulage & Modelagem. Não teve melhor lugar para fechar com chave de ouro o evento, que aconteceu de 04 a 12 de julho, no Senai Gama. Todo o projeto foi pensando em ser acessível para todos, com intérprete para libras, audiodescrição em todas as fotos e peças. Os três espaços foram adequados para pessoas com dificuldade de locomoção, como cadeirantes e idosos.

As oficinas aconteceram nas três localidades, e atraiu o público interessado em Moulage e modelagem. Mariana Pedrico participou no espaço Renato Russo e falou sobre a experiência. “Para mim foi uma experiência maravilhosa, há tempos eu queria ter esse primeiro contato com a modelagem e foi uma semana muito interessante. Nós aprendemos a fazer alguns moldes do zero, então pra mim, que não tinha experiência, foi muito legal poder colocar a mão na massa e fazer o meu primeiro molde. Eu já saí da Oficina com dois prontos.” Falou a participante.

“A oficina de moulage foi encantadora porque me mostrou um conhecimento que eu não tinha e foi uma aula expositiva maravilhosa, com muito conteúdo. Pra mim foi um divisor de águas porque realmente me deixou com essa vontade de quero mais, com um sentimento de continuar nessa área e aprender mais, foi uma experiência única e maravilhosa.” Completou Mariana.

Já a Ediones Silva de Moura Domingues, que participou no Sesi gama, agradeceu a oportunidade. “Foi um sucesso aqui no Gama. Agradeço a professora Fernanda Coelho pela oportunidade de estar junto a ela, fazendo esse curso. Pra mim, foi mais que gratificante. Há pouco tempo perdi meu esposo, então a oficina foi um espaço onde eu pude focar nesses designers, nessas costuras e eu agradeço pela oportunidade”, comentou a participante do Gama.  “Nosso mercado de trabalho, em Brasília, precisa de pessoas capacitadas para trabalharem nessa área, então tenho o maior orgulho de ter participado e quero participar nos novos cursos”, concluiu Ediones.

O Collections Brasília Trabalha o mercado a partir das premissas da Economia Criativa e esse é um dos pilares do projeto. Entender como funciona o setor e analisar cada área de atuação, antecedendo a apresentação ao público consumidor segmentado, proporciona produtos com identidade, qualidade e custo-benefício agradáveis, o que faz do projeto um fomentador da economia e cultura na capital do país.

Assim, a Expo Collections Brasília foi um mix de sentimentos propostos pela moda, guardados em registros fotográficos, legitimados em peças de roupas-arte e expostos como dispositivos artísticos para o público que gosta de arte e moda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.