Expo Collections: a capital transformada em passarela

Exposição com o tema “A capital transformada em passarela” reúne imagens, roupas e vídeos de desfiles realizados em pontos culturais e turísticos do DF



Conectar moda, designers, estilistas, marcas e locais icônicos do DF, este é o propósito da Expo Collections Brasília, mostra itinerante, que será realizada a partir do dia 7 de junho, em três localidades do DF: Plano Piloto, Taguatinga e Gama.
Realizado pela RSC2, Lackman Ponto Com e Sindiveste-DF, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), a Expo Collections Brasília é composta por mostra fotográfica de 10 marcas femininas, com cenário em 10 lugares turísticos e culturais da cidade; oficinas gratuitas de moulage e modelagem, exposição de roupas e exibição de vídeos do Spring Collections, um dos eventos do Collections Brasília (os demais são Uniforms, Men’s e Summer).
Tudo começou em 2021, com o projeto Collections Brasília que ocupou pontos importantes para a cultura da cidade, com os desfiles do Spring Collections. O resultado é um copilado de imagens dos fotógrafos Sartory e Talitha Antunes que, agora, se transforma em exposição, juntamente com looks do projeto Artesania Brasília e de mais 9 marcas brasilienses, sob a curadoria de Fernando Lackman.
Segundo Lackman “a realização do Spring Collections movimentou cerca de 400 profissionais de diversos setores como moda, audiovisual, fotografia, beleza, indústria, gastronomia e comércio. Cada marca desfilou em um monumento de Brasília: Foyer do Teatro Nacional Cláudio Santoro (Zinc), Memorial JK (Guilda), Museu de Arte de Brasília (Rostand), Torre de TV (Jukaf), complexo Cultural Funarte (Ponto 1), Concha Acústica (Louback Maison), Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek (Kigraça), Superquadra 308 Sul (Lu Garcia), Museu Nacional da República (Confraria), Museu Vivo da Memória Candanga (Artesania)”.
Para Walquiria Pereira Aires, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do (Sindiveste-DF) “a Expo Collections Brasília contribui para a consolidação da imagem da capital do país, como Cidade Criativa do Design (título concedido pela Unesco, em 2017), além de promover Brasília como destino de destaque para a realização de negócios e eventos do setor”.
A ideia da mostra itinerante é propor a volta dos olhares para outros espaços fora do centro de Brasília, a fim de facilitar e democratizar o acesso ao público, de maneira que a moda produzida na cidade ganhe destaque. A escolha do Senai de Taguatinga e do Sesi do Gama se dá em razão de serem locais de referência, acessíveis para alunos e visitantes, permitindo a realização de ações do projeto, como mostra fotográfica, exibição de vídeos e oficinas.
Com apoio do Sebrae, Sesi, Senai, Fibra, Espaço Cultural Renato Russo, Instituto Janelas da Arte e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF, a Expo Collections visa fortalecer a produção local e promover o Distrito Federal como um dos destinos de destaque para a realização de negócios e eventos do setor da moda.
Confira programação completa no site expo.collectionsbrasilia.com.br

Serviço:
Expo Collections Brasília

Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul, bloco A, Asa Sul), de 7 a 14 de junho (apenas de terça à domingo), de 10h às 19h.
Senai Taguatinga (Área Especial nº 2, Setor C Norte), de 20 a 28 de junho, (apenas de segunda à sexta), de 9h às 18h.
Sesi Gama (Área Especial 1/8 Setor Central), de 4 a 12 de julho (apenas de segunda à sexta), de 9h às 18h.

Realização: RSC2, Lackman Ponto Com, Sindiveste-DF, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC).
Apoio: Sebrae, Sesi, Senai, Fibra, Espaço Cultural Renato Russo, Instituto Janelas da Arte e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF.
Assessoria de Imprensa: Solos Comunicações: Eliane Ulhôa – 61 99976 7271 e Tatiana Vaz – 61 99603 7277

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.